Fotógrafo, educomunicador e pesquisador. Mestre em “Ciências da Comunicação” e Especialista em “Gestão da Comunicação: políticas, educação e cultura”, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com estudos sobre linguagem fotográfica, identidade, educomunicação, representação e liberdade de expressão.
Fotojornalista desde 2004, trabalhou para veículos de imprensa e agências de notícias cobrindo os segmentos de cinema, música, hard news e política. Possui experiências com fotografia publicitária, moda, retratos, cobertura social, estúdio fotográfico e produção audiovisual.
Realizou exposições fotográficas individuais e participou em mostras coletivas como fotógrafo e curador. Coordenou e ministrou cursos livres, oficinas, projetos fotográficos e de artes visuais educativos nas seguintes instituições: Centro de Pesquisa e Formação do SESC (CPF); Museu da Imagem e do Som (MIS); Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA); Fundação Nacional de Artes (FUNARTE); Secretaria Municipal de Cultura (SMC); Fundação CSN; Instituto Internacional de Fotografia (IIF) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Atualmente trabalha como fotógrafo e realiza projetos autorais com fotografia documental, audiovisual, retratos, colagens, dentre outras produções artísticas visuais e de intervenção urbana, além de estar cursando “Licenciatura em Artes Visuais”.
Dentre os seus principais trabalhos autorais destaca-se sua produção fotográfica sobre as margens da Represa Billings, Grajaú e Parelheiros no extremo Sul da cidade de São Paulo, estimulando reflexões sobre o meio ambiente, identidade, hip-hop, dentre outras culturas locais e a juventude, o que lhe rendeu um prêmio e a publicação do fotolivro Extremo Sul lançado em 2021 pela Editora Origem.
Ganhador do “Prêmio 1a Ed. Aldir Blanc de Apoio ao Audiovisual SP, Curta Metragem”, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o documentário “A tradição da pesca: um retrato de família às margens da Represa Billings”. 2020
Ganhador do “Prêmio PROAC Expresso LAB No 51 por Histórico de Realização em Artes Visuais”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com o projeto de publicação do livro fotográfico autoral “Extremo Sul: André Bueno”, 2020
Ganhador do Edital “PROAC Expresso LAB No42 Registro e Licenciamento de Conteúdo de Formação Cultural para difusão online #Culturaemcasa”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, para produção da palestra em vídeo “Fotografia e Identidades: expressão pessoal e representação social”, 2020
Fotografia premiada pela Fundação SOS Mata Atlântica e Caos Arte, com a imagem documental intitulada “Em busca do pão” da série “Pescadores Artesanais”, selecionada para a exposição “Rios, Reflexos de Nós”, 2017
Ganhador do “Prêmio Interações Estéticas Residências Artísticas em Ponto de Cultura” promovido pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE do Ministério da Cultura, com o projeto de Fotografia e Educação “Um Olhar – CEDECA Interlagos”, 2009
Ganhador do Edital “Programa VAI de Apoio a Valorização de Iniciativas Culturais” da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o com o projeto de Fotografia e Educação “Um Olhar – Barracão dos Sonhos Paraisópolis”, 2008
“Extremo Sul”
BUENO,A. Extremo Sul. 1. ed. SÃO PAULO: Editora Origem, 2021. v. 1. 95p.
“Parques Urbanos de São Paulo”
BUENO,A.; NIO, T. ; NOGUEIRA, T. . Parques Urbanos de São Paulo. 1. ed. SÃO PAULO: BEI Editora, 2019. v. 1. 260p.
Folha de São Paulo; O Estado de São Paulo; Zero Hora; El País; Metro; Destak; Correio do Povo; Agora; Gazeta Esportiva; Comunique-se; Carta Capital; Trip; E Sesc; Apartes; Brasileiros; Veja; Isto É; Valor; Revista Vice; Shopping Music; Comunicação e Educação; Rede Brasil Atual; Oboré; Terra; R7; G1; Uol; Brasil 247; Bol; Extra Classe; Fotos Públicas; Câmara Municipal de São Paulo; Rede Nossa São Paulo; Digital Photographer; Band; Jovem Pan; CBN; dentre outras.
“PertenSer – Hip-Hop”, André Bueno. Centro Cultural Sto. Amaro, SP, 2023. Exposição Individual.
“Mural Memória: histórias das margens”. Coletivo Imargem, SP, 2023. Intervenção Urbana Coletiva.
“PertenSer: André Bueno”. Sesc Interlagos, SP, 2022. Exposição e Instalação Individual.
“Mostra Coletiva Encontro de Fotógrafos”. Espaço Calamari, SP, 2021. Exposição Coletiva.
“Rios, Reflexos de Nós”, Fundação SOS Mata Atlântica, Conj. Nacional, SP, 2017. Exposição Coletiva.
“Caminhos de Santo Amaro”. Centro Cultural Santo Amato, SP, 2017. Curadoria de Exposição Coletiva.
“Margem: um olhar sobre o extremo, André Bueno”. Sesc Interlagos, SP, 2016. Exposição Individual.
“In Visível – Imargem”, Galeria Prestes Maia, Secretaria de Direitos Humanos SMDHC, São Paulo, 2015. Exposição e Intervenção Coletiva.
“Marcas: Imagens de São Paulo”, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Estudos Avançados -IEA/USP, SP, 2014. Curadoria de Exposição Coletiva.
“Cartograffiti”, Projeto Cartograffiti, Imargem. Centro Cultural São Paulo (CCSP), SP, 2014. Exposição Coletiva.
“Meu Olhar Meu Mundo”. Oliveira, H. ; Silvestre, F., SP, 2014. Intervenção Urbana Coletiva.
“O Quintal é o Mundo: Expressões Urbanas”, André Bueno. Centro Cultural Fundação CSN, RJ, 2014. Exposição e Instalação Individual.
“Novo Olhar Urbano”. Galeria A7MA, SP, 2014. Exposição Coletiva.
“Autonomídia: olhares independentes”. Centro Cultural da Juventude, CCJ, 2013. (curadoria). SP, 2013. Curadoria de Exposição Coletiva.
“Manifestação Cultural Jovens Urbanos: a poética jovem nos extremos norte e sul”. Programa Jovens Urbanos da Fundação Itaú. Conj. Nacional, SP, 2013. Curadoria de exposição coletiva com Pecci, C.: e Portella, T.
“Cruce de Miradas: Projeto Um Olhar”, Instituto Brasil Colômbia – IBRACO, Colômbia, 2009. Exposição Coletiva.
“É Difícil Defender a Vida Só Com Palavras”, Projeto Um Olhar e CEDECA Interlagos, Galeria FUNARTE, SP, 2009. Exposição e Instalação Coletiva.
“Meu Nordeste Paulistano”, Projeto Um Olhar. Museu do Imigrante, SP, 2008. Exposição Coletiva
“Lambe e Colagem de Retratos”. BUENO, A. SESC INTERLAGOS, SP, 2022
“Lambe-lambe e Colagem Fotográfica”. BUENO, A. SESC INTERLAGOS, SP, 2022
“Fotografia de Rua”. BUENO, A. Faculdade Belas Artes, SP, 2021
“O Olhar fotográfico”. BUENO, A. Centro de Pesquisa e Formação do SESC (CPF), SP, 2017
“Encontros Fotográficos: fotografia básica e linguagem”. BUENO, A. Centro Cultural Sto. Amaro, SP, 2017
“Encontros Fotográficos: Sobre Trilhas e Margens”. BUENO, A. SESC INTERLAGOS, SP, 2016
“Foto pintura com André Bueno e Rodrigo Branco”. BUENO, A. BRANCO, R. SESC ITAQUERA, 2016
“Fotografia Documental e Natureza”. BUENO, A. SESC PINHEIROS, SP, 2016
“Fotografia e Memória em Direitos Humanos”. BUENO, A. Projeto Cartografia de Direitos Humanos. Centro Universitário Maria Antonia, USP, SP, 2014
“Fotografia de Rua”. BUENO, A. Instituto Internacional de Fotografia (IIF), SP, 2013
“Fotografia de Rua e Memória”. BUENO, A. SESC IPIRANGA, 2013
“Fotografia Autoral”. BUENO, A. SESC VL. MARIANA, SP, 2012
“Fotografia Documental e Memória”. Pontos MIS, Museu da Imagem e do Som. SP, 2012
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8935767028525863